Início

18 maio 2015

GUIA: Trekking e Campismo - Como iniciar a Pratica desses Esportes!





Eu amo trekking e camping, vocês verão muito desses assunto por aqui, principalmente porque sou estudante de biologia e a gente faz muitas saídas de campo (acampar em algum lugar para trabalhar).
Bom, primeiramente eu estou trazendo esse assunto pro blog porque iniciei minhas praticas de biologia, e depois porque um dos meus planos para 2015 é fazer mais esportes naturais, que apesar de eu amar, acabava deixando de lado. Esse objetivo faz parte da minha list  101 coisas para fazer em 1001 dias, e estou numa batalha acirrada pra riscar ele da minha lista feliz da vida!

O que é Trekking?


É um esporte que consiste em percorrer trilhas, preestabelecidas ou não. Não pode ser chamado de caminhada pois requer resistência física, dependendo do nível de dificuldade. Na maioria das praticas, consiste em dormir fora (aqui entra o camping! Eeh!). Nesse esporte se incluem trilhas feitas em montanhas por exemplo.

O que é Campismo?



É o esporte em que se pratica uma técnica de acampamento. Existem varias formas de camping, o selvagem por exemplo é o mais comum entre os praticantes de trekking, consiste em acampar em um lugar sem estrutura (tomadas, luz, cozinha), apenas no meio da natureza, e só terá aquilo que for levado pelo campista. Existe também os mais estruturados como um local próprio para acampar, acontece muito em carnaval, o local tem as coisas básicas (banheiro, cozinha), entre outros.

Pra iniciar a pratica, primeiramente tem que conhecer seu preparo físico. Não dá pra iniciar querendo fazer uma trilha de grande dificuldade se você não tem pratica, ou não pratica nenhum esporte para ganhar resistência. É bem provável que vá se machucar e exigir mais do seu corpo do que ele pode suportar. Então vá com calma, comece fazendo trilhas mais fáceis. Escolha alguém que conheça a trilha e tenha experiencia para te ajudar, se você está iniciando a pessoa que vai te acompanhar tem que ter ciência disso e te ajudar, parar sempre que for necessário para você se hidratar, e principalmente ir com calma!
Eu já tive uma experiencia desagradável ao subir com pessoas que não respeitavam meu preparo físico. Eles vão apressadamente na frente e se eu não consigo acompanhar acabo ficando pra trás. Acabei não conseguindo aproveitar o passeio. Fazer trekking não é só pra apreciar o fim, é pra apreciar todo o percurso, a natureza e tudo mais que puder!
Comece indo a trilhas que poderá voltar pra casa no mesmo dia, e com o tempo se programe para dormir por lá, assim conseguirá uma boa experiencia de camping. Não precisará levar muitas coisas e vai se acostumando com o peso da mochila (é o mais importante, e o mais "pesado" do esporte, caminhar com peso). Você vai reparar em como o corpo fica mais cansado, parar para descansar com maior frequência, com o tempo tente programar um final de semana acampando, carregando mais peso (porém apenas o necessário! Não é pra levar coisas que não utilizará!). Assim já iniciou a pratica desses esportes! Fácil né? haha

Equipamentos Básicos para Trekking e Campismo:



- Mochila que caiba tudo que for levar.
- Bussola
- Barraca (de preferencia 1 para o grupo)
- Cantil
- Colchão inflável/colchonete/saco de dormir
- Comida/lanche
- Protetor solar e Repelente
- Sacola plastica (para o lixo produzido)
- Faca/Canivete
- Lanterna
- Tênis de corrida ou botas apropriadas para trilha.
- Roupas apropriadas para a pratica de esportes (de preferencia uma calça ou legging de malhação)

Parece muita coisa, mas não é. A maior parte pode ser distribuída entre os membros do grupo, assim não fica muito peso/volume por pessoa.
Agora você está pronto para se aventurar! Vou dar algumas dicas de equipamentos, experiencias, etc futuramente (já viu Trilha - Pedra da Gávea?), então se inscrevam para receber os emails do blog e segue aqui para receber tudo em primeira mão!

Encontre mais com #AProveite , #APesport (face/insta)

Até a próxima! Quem ai curte os esportes? Quem tiver experiencias, escreve pra mim, farei um post com as experiencias dos leitores! Beijinhos!

2 comentários:

  1. Acho muito legal esse tipo de esporte, mas sou meia preguiçosa e não rola KKKKKKKKK
    Seguindo o blog :)

    Helaine Costa - Blog NannaMais
    http://nannamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha até começar a namorar um cara que ama fazer rs, aprendi a deixar a preguiça de lado!
      Volte sempre, beijinhos gata!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo