Início

06 janeiro 2015

Chapéus - Linda Moda!




Hoje eu quero falar sobre essas peças lindas e charmosas que saíram do básico cobre sol para a moda! Os conservadores que se cuidem, a mulherada ousada ainda vai fazer essa moda pegar por aqui, vamos andar lindas e de brinde cobrir desse sol que assola nosso Brasil!

Um Pouquinho de História
A palavra chapéu deriva de uma palavra do latim antigo, “cappa”, que significa “peça usada para cobrir a cabeça”.
Os registos mais antigos sobre a existência e uso regular de protecções para a cabeça, datam do ano de 4.000 a.C. e referem-se ao Antigo Egipto, à Grécia e à  Babilónia. Nessa época era normal usarem-se faixas de tecido na cabeça para prender e proteger os cabelos. A “fita” ou “bandana”, que por vezes ainda se vê nos chapéus actuais,  nada mais é que uma reminiscência dessas faixas ancestrais. Foi com a nobreza e a sua necessidade de mostrar o seu status social que mais tarde surgiram os turbantes (cenas dos próximos capitulos haha), as tiaras e as coroas, que também eram usadas, por vezes, pelos sacerdotes e pelos guerreiros, embora com significados sociais distintos.
Na Idade Média, as instituições religiosas não permitiam que nenhuma mulher mostrasse os seus cabelos em público. Por isso, eram utilizados os mais diversos sistemas para andarem sempre sem nenhuma ponta de cabelo à vista.  A forma mais usual e simples, era a utilização de um pano de linho que caía sobre os ombros e abaixo deles. Curiosamente, os actuais véus de noiva e as mantilhas espanholas são o que sobreviveu da moda dessa época.

Foi só após 1930 que os chapéus passaram a ser vistos apenas como um acessório de vestuário.

Eu particularmente não sou tão ousada para usar chapéus a todo o momento, mas bem que eu adoro o apetrecho! Dá pra combinar vários looks e usar de diversas formas. Eu sou superfã do estilo mais casual, aquele que antigamente era usado apenas por homens sabe? Acho um charme e combina com tudo!


Vamos largar o preconceito e deixar essa moda entrar na nossa vida! É cada um mais bonito que o outro, e não tem segredo sobre qual fica mais bonito em você. O único segredo é você se sentir bem e linda (o)! Tem modelo para todos!
Agora é sério, sempre que vejo um chapéu na vitrine tenho uma vontade absurda e entrar e comprar, mas sei que vou acabar não usando pelos olhares que causa na rua. Vencerei isso em minha vida, quero muito me entregar a essas belezuras, sério haha!





O que vocês acham dessa peça compondo o look? Quero dizer, além dos dias em que usamos para além do sol?
Me digam a opinião de vocês!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo