Início

06 março 2015

Que sejamos mulheres fortes!

O Dia da Mulher está chegando por ai e quero trazer para vocês umas boas graças diferente. Vou aproveitar esse post para falar sobre uma campanha.


No dia 08/03 comemoramos o Dia Internacional da Mulher, mas venho aqui fazer uma pergunta a vocês: O que estamos comemorando?
Talvez por termos sido abençoadas com um sexo que é identificado por carregar a cruz. Comemoramos talvez todas as vitórias que tivemos durante os séculos; conquistamos nossos direitos sim. Comemoramos ter uma mídia que se dedica inteiramente à nós. Sermos fortes para cuidar de nós, dos filhos e ainda dar conta do trabalho fora de casa. Conseguir andar de salto durante a noite toda para se sentir mais linda. Ter amor próprio.



O que estamos comemorando neste dia? Os Assédios/maxismos que sofremos todos os dias quando nos expomos nas ruas. A dupla jornada de trabalho. As restrições de roupas. Ao ataque que a mídia nos faz. As imposições da sociedade. Costumes que ainda nos perseguem.
Comemoramos sermos bancadas por homens que fazem isso para preservar sua dignidade, não a nossa. A mídia que nos ataca com imagens de corpos perfeitos, roupas "certas e erradas". Salários abaixo da média se comparado ao de um homem. Os homens que acham que têm o direito de nos tocar, de violentar. A sociedade misógina que julga e impõe, que acaba com nosso amor próprio.




Nós precisamos ter amor próprio, nos conhecer e lutarmos juntas contra a violência mascarada que sofremos todos os dias, precisamos de mais mulheres mais unidas, mais respeito e mais vozes ouvidas. Eles nos atacam com o machismo, nós nos defendemos com o feminismo. Não atacamos de volta, só nos defendemos pedindo a nós e a todas as mulheres amor próprio.

É exatamente sobre isso que é a campanha Empodere duas mulheres (leia mais aqui)
E deixo aqui essa matéria da Revista Fórum, falando sobre a união entre mulheres e a importância da sonoridade. Porque mulheres não são inimigas, são irmãs de luta! O Feminismo é lindo e te liberta. Quem quiser dar uma lida (só clicar no titulo a seguir): “Mulher é tudo invejosa”, “não dá pra confiar em mulher”, “mulher não é amiga de verdade”. A mensagem reforçada é sempre a mesma: mulheres são traiçoeiras, falsas e, acima de tudo, as piores inimigas umas das outras. O assunto pode parecer fútil, irrelevante ou até desprezível de um ponto de vista político, mas há quem discorde e chame atenção para os mecanismos de controle e opressão escondidos nesses discursos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo