08 maio 2015

Porque Escolhi Biologia?


Queria falar um pouquinho sobre minha faculdade hoje, sei que muita gente tem dificuldade de tomar a decisão que pode definir o que faremos pro resto da vida. Estudo Ciências Biológicas na UFRJ e estou no segundo período, não foi minha escolha, eu queria inicialmente fazer psicologia pelo mesmo motivo que muitos escolhem o curso, entender a si mesmo. Não tinha estudado suficiente então minha nota no ENEM não havia sido boa (não é vergonha admitir que fui mal, eu fui, não dá pra mentir pra si mesmo), não queria perder o ano então escolhi um curso que me ajudaria de alguma forma, fiquei entre História, Filosofia, Sociologia e Biologia. Escolhi biologia, eu gosto de animais e plantas, me beneficiaria de alguma forma.

                                    

Tive que me mudar para cursar a faculdade, escolhi fazer em outro estado (quem quiser saber minha história, comenta que eu faço um post sobre isso), enfim, eu fui nos dias de trote, é importante ir pra integração da turma, ajudou muito na união da turma. Existem cursos na faculdade onde nas turmas é cada um por si, vale lembrar que não estamos competindo com ninguém aqui, só queremos sair formados e com boas experiências. O trote ajuda as pessoas a saberem que podemos contar uns com os outros, é seu primeiro contato com o curso, foi no trote que vi pessoas com as quais me identificava e comecei a pensar um pouco mais sobre minhas escolhas.
Sobre o curso, inicialmente eu estava frustrada por não ter entrado no curso que eu queria, mas quando as aulas começaram eu conheci muitas coisas com as quais jamais teria contato, passei a gostar de uma área e outra, conhecer profissionais, aprendi a gostar daquilo e a ver muitas oportunidades a minha frente. Fazer biologia não significa só estudar a vida, é muito, além disso, e existem muitas áreas que pode-se seguir.
As principais matérias que me identifiquei são Genética, Ecologia e Botânica.

 

Depois que eu me acostumei e me adaptei ao curso eu passei a pensar sobre trabalho. Não sobre trabalhar agora, na faculdade o ideal é fazer extensões ou Iniciação, todo mundo vai sair formado, o que vai diferenciar seu currículo são atividades extracurriculares.
Eu sou o tipo de pessoa que valoriza a felicidade independentemente do quanto tem no bolso, então passei a pensar nas áreas que eu poderia trabalhar com prazer. Descobri que eu seria feliz trabalhando em várias áreas da biologia, ao contrario da psicologia. Sei que em psicologia eu seria imensamente grata por ajudar as pessoas, mas acho que os problemas delas acabariam me consumindo.
Em biologia eu poderia trabalhar com a natureza. Essas palavras definem hoje o que eu quero fazer pro resto da vida. Pode ser de qualquer forma, na preservação, em uma floricultura (amo flores), em um laboratório de Ecologia e mais uma diversidade de opções (essa é a parte mais difícil rs)
Fazendo algo que eu não tinha escolhido aprendi a abrir a mente para as coisas que a vida nos oferece, as vezes aquilo que escolhemos não é aquilo que precisamos, aceite o que a vida te oferece, e se for tão ruim assim, tente algo novo.
Ao longo da minha jornada aqui eu conheci muitas pessoas que fazem matemática e querem mudar para biologia. Muito contraditório né? Mas as vezes a gente faz uma escolha e depois descobre que não era aquilo que imaginava. Fazer escolhas erradas é normal, acostume-se, é humano.
Mas busque aquilo que te faz feliz, não importa se o mercado esta ruim, se você vai ganhar pouco. Com dinheiro a gente se vira, agora se está fazendo algo que não gosta, de que adianta a grana? Para objetos? As experiências valem muito mais do que isso.
Permita-se errar, permita-se experimentar.

E com vocês, como foi a escolha do curso?
Beijinhos!

Um comentário:

  1. Ahhhh, eu adoraria saber essa história direitinho de mudar de estado!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo