Início

22 novembro 2014

Cronograma Capilar - O que é, benefícios e como montar!

Hoje vou falar um pouquinho de algo que me ajudou muito a me encontrar no mundo das cacheadas, Cronograma Capilar.

Na verdade o que é o cronograma capilar?
É basicamente um calendário de cuidados com os cabelos. Um cronograma pode ser de cuidados com o corpo ou de algo nada relacionado à beleza como cronograma profissional. É uma forma de organizar a vida e ter um tempo especial para as coisas que merecem dedicação.

Como montar?
Um cronograma capilar deve ser adaptado aos diversos tipos de cabelo e suas necessidades. Por exemplo, meu cabelo é 3B: super fino, resseca com muita facilidade, tem raiz oleosa, muito frizz e problemas com quebra.
Eu sou escrava da hidratação, preciso da nutrição pra controlar o frizz, mas não posso abusar por causa da raiz oleosa e preciso da restauração só pra dar uma forcinha extra e evitar as quebras. Daí o meu cronograma se torna o da tabela abaixo:



A nutrição eu faço 1 vez por semana intercalando entre Umectação e um mascara de nutrição, assim não sofro com oleosidade e tudo fica bem.

Assim deve ser seu cronograma, adequado as suas necessidades, afinal cada cabelo é um cabelo. Essa é a tabela básica de cronograma, a maioria das pessoas que começam a seguir essa rotina parte do principio de mais hidratação, mas se você não tem tanto tempo pra investir você pode adaptar a tabela para 2 dias por semana ou até mesmo 1 (daí pode fazer 2 tratamentos no dia). Vale lembrar que a freqüência ideal de reconstrução é 1 vez por mês, mas isso não impede de quem tenha cabelos mais danificados utilizem de 15 em 15 dias até recuperar os fios.
Obs.: Não ultrapasse esse limite, pois o excesso de reconstrução pode deixar o cabelo duro e ressecado.

Produtos utilizados no cronograma
Os produtos que usamos são produtos básicos que encontramos em qualquer farmácia ou lojinha de cosméticos. Você vai precisar de 3 itens básicos, daí você incrementa com quantos quiser, só não exagere!

1. Sua mascara de hidratação favorita
2. Mascara de nutrição ou qualquer óleo vegetal (Azeite EXTRA VIRGEM,  óleo de coco, de rícino, de semente de uva, argan, amêndoas, abacate etc. todos são super baratinhos e rendem muito)
3. Queratina líquida ou mascara recontrutora.
Agora é mãos a obra.

Etapas - Benefícios

Hidratação: A hidratação é a linda que vai manter seus cabelos brilhosos e macios, ela serve para repor a água dos fios. Cabelos ressecados, opacos e sem vida? Hidratação neles!
São à base de silicone, b-pantenol, colágeno, vitaminas, glicerina,
Nutrição: Sua base são óleos vegetais, tanto as mascaras industriais como a utilização direta desses óleos no couro cabeludo (Umectação). Vai repor a oleosidade natural dos fios. Cabelos frizzados, sem balanço e sem brilho? Nutrição é ideal!
Reconstrução: A queratina deve ser o principal ingrediente da mascara, por isso é comum a utilização direta da queratina líquida nos fios, afinal os fios são basicamente compostos de queratina. As outras composições da máscara podem ser a creatina, colágeno, arginina. Ela vai ajudar na queda, quebra, porosidade, e reposição de proteínas. Mas não faça ela sozinha, primeiro hidrate e nutre!

As minhas favoritas do momento são da marca Haskel:

Hidratação de Mandioca 

Nutrição de Argan

E os óleos são o de coco, ricíno e abacate.

Para reconstrução a Queratina Líquida Niely
 

O Video do cronograma saí semana que vem!
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo