Início

08 março 2015

Dicas de organização e estudo!

Hoje eu quero trazer pra vocês algumas dicas para facilitar na hora de estudar, ter mais concentração e conseguir um rendimento maior.
To um pouquinho atrasada no quesito estudo porque minha faculdade só inicia na segunda semana de março, mas sei que muitos de vocês iniciaram em fevereiro. Boom sei também que muitos aqui está iniciando o ano de suas vidas, seja se preparando para o Enem, ou iniciando o primeiro período da faculdade. Temos que conseguir nos organizar para ter bons resultados.

Queria dizer pra vocês que nós temos diversas formas de aprender, cada pessoa aprende de uma forma especial. Deixa eu explicar:
• Tem pessoas (como eu) que aprendem melhor lendo. Somos o tipo que consegue ler um livro em uma velocidade incrível e imaginar todas as paginas, toda a história que o livro nos passa.
• Outras pessoas podem estar completamente distraídas com algo mas consegue aprender tudo apenas ouvindo o outro dizendo. As vezes ela está abaixada na cadeira da sala desenhando mas se o prof pergunta algo, ela sabe.
• E tem ainda aquelas que aprendem com imagens, que precisam ver o professor falando e gesticulando para aprender, que olham uma imagem complicadíssima e consegue assemelhar com o que o professor ensinou.
• E tem aquela que possuí o dom de acumular todas as formas acima rs
Eu tenho uma dica para todos esses tipos de pessoas, pra quem aprende melhor lendo; Escreva o máximo de informações que o professor dizer ou passar para você. Assim fica mais fácil depois na hora de revisar.
Quem ouve melhor, grave as aulas! Isso mesmo. Em um momento de desespero meu eu fiz isso, gravei as aulas e na hora de revisar eu peguei a apostila, liguei o som e acompanhei a aula "ao vivo" rs aprendi muito bem.
E pra quem gosta de imagens, desenhe e seja feliz! Desenhe tudo que puder e ponha legendas se achar necessário, procure imagens no google que te ajude a assemelhar a matéria.

Dicas de organização agora!
 

• Minha dica essencial é ter agendas especificas para seus compromissos (academia, escola/faculdade, cursinhos etc), pode até ser um caderno, seja criativo! Anote todos os seus compromissos. Tire um dia e tente por tudo que tem que fazer na semana ou no mês, assim não precisa se descabelar e isso também vai te ajudar a manter a agenda atualizada. Se houver mudanças na rotina é só apagar e escrever o novo compromisso.
Existem agendas das mais variadas formas, escolha a que mais se adequa a sua rotina. Eu por exemplo uso essa ai para marcar todos os compromissos. Ela é toda organizadinha, tem data e horário nas páginas (isso me ajuda MUITO porque tenho varias atividades durante o dia) e tem paginas só de planejamento mensal e outras coisinhas extras:









Organize seus horários. Assim você dá conta de tudo, tem tempo pra se dedicar especialmente aos estudos (sem distrações) e ainda te sobra um tempo para descansar. Ter os horários determinados na agenda te ajuda a manter o foco. Coloque despertador no celular também para te ajudar a lembrar quando deve mudar a atividade, ou a matéria de estudo por exemplo.

Faça uma atividade de cada vez tá? Vou ensinar no fim do post uma técnica para os estudos ou qualquer outra atividade render mais.

•  Priorize as atividades. Coloque as atividades mais importantes destacadas, use canetas coloridas, marcadores ou post its, tudo é valido! Vejam o exemplo da minha agendinha do blog:





Técnica Pomodoro: Esse é um método para facilitar nossa vida na hora de fazer as tarefas do dia-a-dia. Ela ajuda muito quando temos varias matérias pra estudar ou assuntos de trabalho pra resolver.
Essa técnica é basicamente dividir o tempo para se dedicar a um determinado assunto e mais alguns detalhes. Por exemplo, depois de decidir que você tem 3 tarefas pela manhã, defina qual tem maior urgência e organize inicialmente com esse quesito. Agora é hora se focar em uma unica atividade, você vai dividir o tempo que reservou para essa atividade em periodos de 25 minutos esse tempo também é chamado "Pomodoro".
Foco e simbora trabalhar durante 25 minutos, não esquece de botar o celular pra marcar o tempo, quando o celular tocar faz uma pausinha no trabalho pra respirar e se recompor, 5 minutos no máximo pra completar o ciclo de 30 minutos.
Passou a pausa, de volta ao trabalho.
Mas Kaay, quando eu posso parar pra comer algo?
Segundo a técnica você pode e DEVE fazer uma pausa de 15 a 30 minutos a cada 2 horas, ou melhor falando, a cada 4 pomodoros (periodos de 25 minutos e ciclo completo de 30m.)

Pronto! Agora você já tem dicas e uma técnica pra ajudar, só por em pratica!

Espero que tenham gostado das dicas! 
O que acharam? 
Ajudou vocês?!


2 comentários:

  1. Amei as dicas, vou colocar em pratica, estou precisando <3
    http://blogevelynbard.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo